jusbrasil.com.br
1 de Abril de 2020

Direito das Diversidades é tema de curso inédito no Brasil de Pós-Graduação

Professora Heloisa Buarque de Hollanda participa de aula aberta

Mp Rossi, Assessor de Imprensa
Publicado por Mp Rossi
ano passado

A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo está com inscrições abertas no portal www.direitosbc.br para o primeiro curso no Brasil de Pós-graduação em Direito das Diversidades e Inclusão Social, coordenado pelas professoras Clarice Assalim, Denise Auad e Eliana Borges Cardoso.

O curso é modular, com duração média de 2 anos e o seu grande diferencial está no conteúdo programático, haja vista que serão abordadas as diversidades do universo cultural, social e de gêneros. Entre os tópicos estão mulher, criança, adolescente, jovem, idoso, LGBTTQI, refugiados, pessoas com deficiência e outras situações de inclusão.

A primeira aula acontecerá no sábado (9 de março) às 9 horas com a professora titular da Teoria Crítica da Cultura da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Heloisa Buarque de Hollanda, um dos nomes mais reverenciados do feminismo brasileiro. A temática será O bug do feminismo.

Nesse dia, a aula será aberta e os interessados em participar poderão fazer sua inscrição gratuitamente no portal da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, no período de 22 de fevereiro a 7 de março.

Heloisa Buarque de Hollanda é doutora em Letras, com pós-doc em Sociologia da Cultura da Universidade de Columbia/NY), é diretora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (UFRJ), onde coordena laboratórios de tecnologia sociais, expressões e práticas da palavra. Pesquisa a relação entre cultura e desenvolvimento nas áreas de poesia, relações de gênero e étnicas, culturas marginalizadas e cultural digital. Escreveu O Feminismo como Crítica da Cultura (Rocco, 1994) e Explosão Feminista (2019, Cia das Letras), obra que compila textos de escritoras, artista, poetas e pesquisadoras sobre os novos feminismos: negro, trans, indígena, lésbico, protestante, suas perspectivas e reivindicações.

De acordo com as coordenadoras do curso de Especialização em Direito das Diversidades e Inclusão Social, Clarice Assalim, Denise Auad e Eliana Borges Cardoso, é uma honra para a comunidade de São Bernardo do Campo receber uma professora como Heloísa, certamente uma das maiores pesquisadoras sobre feminismo. “A Faculdade de Direito de SBC mais uma vez demonstra respeito e promove o diálogo interdisciplinar sobre temas urgentes para a compreensão das diversidades”.

Considerada uma das melhores instituições de ensino superior do País, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo está localizada na rua Java, 425 - Jardim do Mar - São Bernardo do Campo - Telefone (11) 3927-0222.

Mais informações no portal www.direitosbc.br e, se houver interesse, as professoras coordenadoras estão disponíveis para entrevistas.

Sobre: autarquia municipal com 54 anos de atividade, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo é referência no ensino jurídico do País com mais de 14 mil profissionais formados e atuantes em diversas áreas do Direito. Oferece os cursos de graduação e de atualização, além de pós-graduação Lato Sensu. Seus professores e funcionários administrativos são servidores públicos municipais e ingressam nos quadros respectivos por meio de concursos públicos, ressalvadas as exceções legais. A instituição de ensino não possui fins lucrativos e a anuidade é cobrada dos alunos.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)